contato@abracereumato-bahia.org.br (71) 9 8711-1220 R. do Cabral, nº 45 | sala 03 - Nazaré - Salvador / BA Calendário de Eventos

Notícia ABRACE

Quem é o médico reumatologista e o que ele faz?

O médico reumatologista é o profissional da área da saúde especializado em investigar e diagnosticar diversas doenças que podem se manifestar com dores nas articulações e rigidez na musculatura, alterações na pele, alterações em órgãos como olhos, rins, cérebro, glândulas salivares, entre outras manifestações. Ele faz o acompanhamento e ajustes no tratamento para cada doença específica, com objetivo de melhorar qualidade de vida dos pacientes portadores de doenças reumáticas.


O reumatologista é o profissional que, após a sua formação na faculdade de Medicina (são 6 anos) precisa fazer especialização em Clínica Médica (medicina interna – de 2 anos) e depois em Reumatologia (duração de mais 2 anos).

Algumas doenças tratadas pelo médico reumatologista têm cura, como nos casos da tendinite, bursite e lombalgia.


Muitas doenças, apesar de não terem cura definitiva, melhoram substancialmente com o tratamento. É o que se chama na reumatologia de REMISSÃO DA DOENÇA. É o caso, por exemplo, da artrite reumatóide.

Com ou sem o uso de medicamentos, a depender de cada caso, o paciente pode conseguir ficar totalmente livre de sintomas e evitar as complicações de cada doença específica.


É importante ressaltar que a consulta ao reumatologista deve ser feita o mais precocemente possível, quanto mais cedo visitar um especialista, maiores serão as chances de cura e de remissão.


Quais as doenças tratadas por esse especialista?


Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 120 doenças reumáticas. Apesar de muitas pessoas associarem o reumatismo ao envelhecimento, essas doenças podem afetar pessoas de todas as idades, incluindo crianças.


Dentre elas:


Osteoartrite (artrose): caracteriza-se por desgaste progressivo da cartilagem articular e por anormalidades nos ossos próximos às mesmas, levando à dor, dificuldade para iniciar o movimento como levantar-se da cadeira, podendo evoluiu com comprometimento importante irreversível da articulação.


Lupus Eritematoso Sistêmico: doença inflamatória autoimune que acomete principalmente mulheres jovens, podendo manifestar-se com lesões de pele que piora à exposição ao sol, dor articular, febre, emagrecimento, queda de cabelo, alterações em órgãos internos como rins, cérebro, entre outros.


Artrite reumatoide: doença inflamatória crônica autoimune que afeta diversas articulações, principalmente mãos e pés e costuma acometer mais mulheres do que homens, chegando até a 1% da população


Osteoporose: é a perda da massa óssea, aumentando o risco para fraturas ósseas, principalmente em mulheres, pós menopausa. Outros fatores de risco são: história na família de osteoporose, tabagismo, uso crônico de corticóide, baixo IMC


Reumatismo de partes moles: sintomas decorrentes de lesão ou inflamação das estruturas que estão em volta das articulações (músculos, ligamentos, bursas, ênteses e tendões), resultando em bursites, tendinites, entesites e dor miofascial. Essas inflamações são habitualmente temporárias e não causam deformidade, mas podem se tornar crônicas.


Gota: artrite causada por aumento do ácido úrico no sangue, levando a crises de dor e inchaço nas articulações principalmente dos pés. Se não tratada corretamente, evolui para deformidades irreversíveis, com a presença dos “tofos”, nódulos de cristais de ácido úrico.


Espondiloartrites: conjunto de doenças que inclui a espondilite anquilosante, artrite psoriásica e artrites reativas (pós infecciosas): caracterizam-se pelo envolvimento inflamatório da coluna e articulações do sacro (bacia), além de artrite em articulações periféricas e entesites (inflamação e pontos de junção dos tendões com os ossos), podem ainda vir acompanhado de alterações na pele, olhos e trato gastrointestinal.


Fibromialgia: síndrome de dor crônica no corpo todo, associada a distúrbios do sono, fadiga, dificuldade de memória, concentração, comumente associado a transtornos psicológicos.


Febre reumática: doença inflamatória que pode comprometer as articulações, o coração, o cérebro e a pele de crianças de 5 a 15 anos. É uma reação a uma infecção de garganta por uma bactéria conhecida como estreptococo. Essa infecção de garganta é caracterizada clinicamente por febre, dor de garganta, caroços no pescoço (gânglios aumentados) e vermelhidão intensa, pontos vermelhos ou placas de pus na garganta. Inúmeras crianças apresentam frequentes infecções de garganta, 7 especialmente nos primeiros anos de vida, porém isto não é suficiente para predispô-las a apresentar a Febre Reumática. A predisposição necessária para apresentar a doença é herdada dos pais e já nasce com a criança.


Outras doenças são: Síndrome de Sjögren, Doença de Behçet, Polimiosite/Dermatopolimiosite, Vasculites sistêmicas, Esclerordermia, lombalgia crônica, Polimialgia reumática, Síndrome do Anticorpo antifosfolípide


Como é feito o diagnóstico?


Um bom diagnóstico inclui uma conversa para saber a história das queixas do paciente e a realização do exame físico. No entanto, pela semelhança de muitas doenças e a complexidade das mesmas, muitas vezes é preciso realizar exames específicos.


•Densitometria óssea;

• Exames laboratoriais;

•Radiografia simples;

•Ultrassonografia;

•Ressonância magnética;

•Capilaroscopia

• Biópsia, entre outros


Após o diagnóstico da doença, o reumatologista indicará quais opções terapêuticas indicadas para cada caso, ajustando o tratamento levando-se em conta características do indivíduo (idade, comorbidades, alergias prévias a medicações, uso concomitante de outros medicamentos).


O que é a terapia assistida?


Hoje em dia a indústria farmacêutica tem progredido muito na descoberta e lançamento de novos medicamentos para diversas doenças, entre elas as reumáticas.


Existem os medicamentos tópicos (pomadas, cremes, emplastros), medicamentos administrados por via oral (comprimidos, drágeas, cápsulas), inalatórios, endovenosos e os de aplicação subcutânea. Na terapia assistida, os medicamentos são administrados em centro de infusão, estrutura física preparada para conforto do paciente, com equipamentos para pronto atendimento em caso de efeito colateral imediato, composta por uma equipe treinada que avalia o paciente antes de ser medicado (existem casos em que o paciente não é liberado para uso do remédio devido algum evento em curso que possa trazer um risco para o individuo – infecção, vacina ou uso de outro medicamento), mantém o adequado armazenamento (muitos medicamentos precisam ser mantidos refrigerados na temperatura certa), manipulação (forma correta do preparo do remédio), administração dos remédios, cuidados com o paciente em caso de intercorrências com efeitos colaterais. Há sempre um médico para prestar atendimento caso o paciente precise de atendimento imediato.


Toda a estrutura é mantida para garantir o acesso a terapias inovadoras, seguindo os protocolos clínicos de indicação do tratamento, segurança da aplicação e, consequentemente, sucesso com a melhor resposta possível pelo medicamento prescrito pelo médico que assiste o paciente.


Fonte: g1

Postado: 07/04/2022 - 10:04:50

Telefones úteis ABRACE

Reumatologia do HUPES

Contato para falar com o setor da reumatologia do HUPES:
Tel.: (71) 98258-6869 (somente pelo WhatsApp)
E-mail: reumatohupes@gmail.com

Exames Magalhães Neto/HUPES

Setor de marcação de Exames Magalhães Neto/HUPES:
Tel: (71) 3283-8109

Farmácia - HUPES

Farmácia - HUPES
Tel: (71) 3283-8367

CRIE UFBA Hospital das Clínicas

CRIE UFBA Hospital das Clínicas (Centro de referência em imunização para pessoas imunossuprimidas):
Tel: (71) 3283-8307

Setores HUPES

Outros setores HUPES:
Setor de Urologia: (71) 3283 8360
Setor Dermatologia: (71) 3283 8391
Setor Ortopedia: (71) 3283 8356
Setor Otorrinolaringologia:
. (71) 3339-6000
. (71) 3283-8376
. (71) 3283-8377

Hospital Otávio Mangabeira- (71) 3117-1610 . 3117-1609

Hospital Especializado Otávio Mangabeira:
Telefone: (71) 3117-1610 . 3117-1609

Ambulatório Magalhães Neto/HUPES -(71) 3283-8380

Consultas com agendamento (número geral) no Ambulatório Magalhães Neto/HUPES:
Tel: (71) 3283-8392 . (71) 3283-8356 . (71) 3283-8380

Faculdade FTC- 71- 3281-8045/8155

UNIFTC - Centro Integrado de Ensino em Saúde - Av.Luiz Viana, 8812.

CEIMEBA / FIMAE - 71 3117-1645/3116-4935

Rua Almirante Alves Câmara - Engenho Velho de Brotas - Parque Solar Boa Vista .

Email: ceimeba@saude.ba.gov.br 

Parceiros ABRACE

Apoio Institucional ABRACE